sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Candidatos se preparam para provas do concurso dos Bombeiros

(Foto: Aldemar Ribeiro/ATN)
As provas do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins vão ser aplicadas no próximo domingo, 10 de novembro. Para saber o local das provas, os candidatos devem acessar o site da empresa organizadora do certame (www.consulplan.net), com o número de inscrição e CPF.  Ao todo, 10.500 pessoas se inscreveram no concurso. Os candidatos concorrem a 100 vagas, sendo 90 para o sexo masculino e 10 para o feminino. A concorrência registrada ficou em 202,3 candidatas por vaga e 94,1 candidatos por vaga.

Na reta final de preparação para as provas, as salas de aula estão lotadas de alunos com um desejo em comum: a aprovação. Em um dos cursinhos preparatórios da Capital, mais de 300 candidatos se inscreveram, como Alan Carlos, que foca os estudos para a carreira militar.  “Se Deus quiser vou passar. Tenho de manter a calma, porque a ansiedade é boa, mas às vezes atrapalha. Vou passo a passo para poder alcançar meu objetivo”, garantiu o candidato.



Vanderleia Castro Araújo está há um ano estudando para concursos públicos. Conseguiu a aprovação na primeira fase no certame da Polícia Militar, mas foi reprovada no exame de capacidade física. “Passei mal e reprovei no teste físico. Minha expectativa é de superação na prova de domingo”, explica a estudante que além do período que está no cursinho, estuda por mais quatro horas.

Além da dedicação aos estudos, Brenda de Freitas investiu mais de R$ 1 mil na preparação para o Concurso dos Bombeiros. Além do cursinho e material didático, a concurseira tem personal trainer e faz aulas de natação. “Nesta última semana estou revisando bastante, fazendo muitos exercícios, porque como a concorrência feminina está bem alta, a preparação tem que ser muito maior. Está mais difícil para as mulheres, mas estou bem confiante, acho que dessa vez vai dar certo”, disse. 

Os candidatos farão prova simultaneamente em Palmas, Araguaína e Gurupi, entre 13 h e 18h, seguindo o horário do Estado. O presidente da Comissão do Concurso de Soldados do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Reginaldo Leandro da Silva, ressalta que os inscritos devem chegar com uma hora de antecedência, com documento de identidade original com foto, comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da inscrição, além de caneta azul ou preta e não devem levar objetos eletrônicos ao local das provas. “Os candidatos não devem levar objetos como câmera fotográfica, celulares, smartphonesipads e relógios, e não devem estar usando bonés ou chapéus. Está proibida a utilização deles durante a realização da prova, e se algum candidato, porventura, estiver com algum aparelho durante a realização da prova será eliminado do certame”, frisou.



Cerca de 800 profissionais estarão envolvidos nesta primeira etapa do concurso. O gabarito preliminar será divulgado no dia seguinte a aplicação das provas.

Alteração no edital
O tenente coronel Leandro adiantou aos candidatos que foi retirada do edital do concurso a prova Subida na Corda, que fazia parte do exame de capacidade física. “Foi eliminada a Subida da Corda por entendermos que não há a necessidade de se realizar a prova neste momento, pois se trata de uma atividade que necessita de um treinamento mais específico e que será feito no decorrer do curso no Corpo de Bombeiros”, ressaltou.

Da ATN

Nenhum comentário:

Postar um comentário