terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde de Gurupi realizará campanha de busca ativa de casos de Hanseníase e Geohelmintíases



A reunião acontece a partir das 14 horas, na sala do Pré-vestibular do Sesc (próximo ao Centro Administrativo da Unirg – Beira Rio).
Devem participar todos os coordenadores das unidades municipais de saúde, o secretário municipal de educação, Eurípedes Fernandes Cunha, além da Diretora Regional de Ensino de Gurupi, Adriana Aguiar, e também todas as coordenações do Programa de Saúde da Família.
Segundo a Coordenadora Municipal de Hanseníase, Mônica Paula Oliveira Alves, o objetivo da reunião é criar estratégias e ações para divulgação e realização da campanha. “Essas ações serão realizadas entre os dias 18 e 23 de março e a campanha tem como público alvo estudantes com idade entre 5 e 14 anos, da rede pública municipal e estadual de ensino. A meta é atingir pelo menos 90% dos estudantes nesta faixa etária”, afirmou Mônica, que informou ainda que atualmente 95 pacientes fazem tratamento de hanseníase na cidade e existe uma quantidade preocupante de pacientes menores de 15 anos.
As atividades da Campanha incluem ainda, mobilização e orientações para os professores e escolares, subsidiadas por material didático confeccionado para esse fim. Essas ações fazem parte do Plano Integrado de Ações Estratégicas do MS- Ministério da Saúde para eliminação de algumas doenças endêmicas de saúde pública. Ao todo, no país, o MS escolheu 804 municípios para desenvolver essas ações, sendo que dois dos mais importantes critérios de escolha foi pela incidência de casos e/ou pelo baixo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano.
Os municípios participantes da ação no Tocantins são: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Campos Lindos, Carrasco Bonito, Chapada da Natividade, Colinas, Couto Magalhães, Esperantina, Guaraí, Gurupi, Lizarda, Mateiros, Miracema, Miranorte, Palmas, Recursolândia, Rio da Conceição, Santa Maria e São Miguel.
DOENÇAS
Hanseníase: É uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos.
Geohelmintíases: São doenças causadas por parasitas que contaminam o solo, a água e os alimentos com ovos.

Fonte: Atitude Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário