terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Gurupi: Homem morre com tiro no peito na rua 22

Por: Tiago Souza
O longo período sem homicídios em Gurupi chegou ao fim na noite de ontem (30). Ronilson Pereira Santos, 30 anos, foi morto em frente a uma residência na rua 22.
Segundo relato de testemunhas, o crime aconteceu por volta das 23 horas quando dois homens em uma motocicleta efetuaram três disparos contra a vítima. Santos foi atingido por um único tiro, na altura do peito, que o levou à óbito.
A arma usada no crime possivelmente teria sido um revólver calibre 38, de acordo com a perícia.
                     
A Polícia Militar (PM) acredita que a morte possa ser um acerto de contas, uma vez que a vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas.
Até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Luto: Morre o Senador João Ribeiro

O senador da república, João Ribeiro (PR) faleceu na manhã desta quarta-feira, 18, no Hospital Sírio Libanês, em  São Paulo. Ele estava na UTI há vários dias.Ribeiro teve complicações devido ao tratamento da doença [um tipo de leucemia] e chegou a se afastar das funções parlamentares em fevereiro deste ano. Em agosto de 2013 reassumiu a vaga no Senado da República.Na semana passada a família chegou a pedir que a população do Estado fizesse orações pelo restabelecimento do senador. A sessão da Assembleia Legislativa da manhã desta quarta-feira, 18, foi cancelada  em razão do falecimento do senador. O presidente Sandoval Cardoso (SDD) ligou para o vice-presidente da Casa de Leis, Osíres Damaso que comunicou a notícia em plenário.Com o falecimento do senador o suplente Ataídes de Oliveira ficará com a vaga.

Perfil do senador

Filho de uma funcionária pública (Tereza Hilário Ribeiro) e pai pedreiro (Jesus Francisco da Silva), João Ribeiro trabalhou desde os dez anos de idade para ajudar na criação dos irmãos. É ele quem conta:“Nós somos uma família de sete irmãos, cinco homens e duas mulheres. Uma família humilde, onde todos conseguiram a sua independência. Minha mãe morreu aos 47 anos de idade. Meu pai foi assinado em 1964, em Rubiataba (GO). Desde pequeno trabalhei. Fui engraxate, vendedor de picolé, trabalhei na roça, puxei enxada – pela minha altura a pior era a de feijão onde eu tinha de trabalhar o tempo todo curvado. Fui também padeiro. Depois, aos 15 anos, comecei a trabalhar numa ótica. Foi no ramo da ótica que garanti o meu sustento e dos meus irmãos, por muitos anos, tendo sido dono de algumas óticas antes de me enveredar pela política”. 

Atividade Política

 João Ribeiro disputou sete eleições, ganhou seis. De todas as vitórias, a mais disputada e comemorada foi a eleição para prefeito de Araguaína, com 34% dos votos. Eram quatro candidatos e não havia segundo turno. Foi um grande mandato, que segundo muitos, até hoje não foi suplantando por nenhum outro prefeito em termos de obras e projetos em benefício da população local. João Ribeiro começou sua vida política em 1982, como vereador eleito pelo PDS – Partido Democrático Social, representante do esporte de Araguaína. Na condição de presidente da Liga de Futebol de Araguaína, realizou vários torneios de integração do norte do país. Alguns, com participação de até 60 municípios. A partir de 1986, na condição de deputado estadual mais bem votado, dentre todos os parlamentares da oposição, desempenhou importantes atribuições como a representação da classe dos garimpeiros, fiel ao tempo em que atuou como delegado nacional do sindicato da classe, no auge do garimpo de Serra Pelada. Como líder do PFL - Partido da Frente Liberal, na Assembleia Legislativa de Goiás em 1988, trabalhou na persuasão dos políticos goianos sobre a importância da criação do estado do Tocantins que se transformou no principal marco de sua carreira política. Eleito para prefeito de Araguaína, com 34% dos votos numa das disputas mais acirradas da história da cidade, cumpriu mandato entre 1989 e 1993. Sua administração ficou marcada pelo incessante trabalho na execução de importantes obras para o município. 

Deputado Federal

Conquistou seu primeiro mandato em Brasília, como deputado federal em 1994. Foi reeleito nas eleições de 1998. Na Câmara dos Deputados pautou seu trabalho na defesa dos interesses do Tocantins, conseguindo ano a ano que recursos de toda natureza fossem destinados ao Estado.Além disto, ainda na Câmara federal, ora como titular, ora como suplente, atuou na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; na Comissão Representativa do Congresso Nacional; nas Comissões Permanentes: de Agricultura e Política Rural; da Amazônia e de Desenvolvimento Regional; de Direitos Humanos; de Economia, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Viação e Transportes e nas Comissões Especiais: de Concessão e Distribuição do Gás Canalizado; de Demarcação das Terras Indígenas; de Recursos Destinados à Irrigação; de Relações de Trabalho do Atleta Profissional de Futebol e Normas Gerais sobre Desportos, a Lei Pelé; na do Código de Trânsito Brasileiro; na de estabelecimento de Normas Gerais para Instituição de Regime de Previdência Complementar: Suplente e no Projeto do Sistema Financeiro Nacional. Durante este período, atuou no Executivo do Tocantins, em duas oportunidades. Primeiro em 1997, quando foi secretário de Turismo Ecológico e, depois, entre 2001 e 2002, ocupando a titularidade da Secretaria do Governo, ambas as oportunidades tendo à frente do Governo Estadual, José Wilson Siqueira Campos.

Senador da República
 
Hoje, como senador da República, representando o Estado do Tocantins, tem sua atuação sempre lembrada pelo caráter municipalista. João Ribeiro trabalha muito para levar recursos aos municípios tocantinenses, e sua posição como líder do PR e membro do Conselho Político do Presidente Lula, tem lhe permitido uma posição de destaque. O senador ajudou ainda a fundar a Associação Comercial de Araguaína. Defendeu desde o começo a construção da Ferrovia Norte Sul, as hidrelétricas dos rios Araguaia e Tocantins. E tem trabalhado para levar saneamento básico, esportes, estradas e turismo para os municípios do seu Estado. Hoje é reconhecido como o líder das oposições no Tocantins, e nas últimas eleições municipais percorreu todo o Estado fortalecendo seus aliados, que além do partido que preside (o PR), compõem agremiações políticas como o PSDB, PP, PTB, PRTB, PV, PSC, PMN, e PT. 

Experiências Marcantes

O marco mais importante na vida do senador João Ribeiro foi da criação do Tocantins. Era líder do PFL na Assembleia Legislativa de Goiás quando o Brasil fazia a Constituição de 88 e os estados elaboravam as constituições estaduais. Foi neste período que João Ribeiro teve uma das maiores projeções como político. Usava muito a tribuna em defesa do novo estado e não perdia uma oportunidade de convencer os colegas deputados estaduais sobre a necessidade de separar a região, defendendo sempre a proposta apresentada ao Congresso Nacional pelo então deputado federal Siqueira Campos.

Conquistas políticas 

Teve participação ativa na luta pela criação do Estado do Tocantins. Trabalhou para conseguir os recursos para a construção do Aeroporto de Palmas, a Ferrovia Norte-Sul, os aeroportos do interior do estado, campos de futebol, saneamento básico, construção de casas, rodovias, asfalto para estradas federais, estaduais e municipais, quadras poliesportivas, hospitais, obras de canalização de córregos, infraestrutura urbana, postos de saúde, além do Parque Industrial de Araguaína. 

Fonte: Conexão Tocantins

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Homem é encontrado morto em estabelecimento no setor Industrial; suspeita é de que ele foi eletrocutado

Por: Tiago Souza

O caseiro Joselito Félix dos Santos, 32 anos, foi encontrado morto em um lavajato localizado no setor Industrial, em Gurupi, sul do estado.

Segundo informações da Polícia Militar (PM), o corpo foi encontrado próximo a uma cisterna, por volta das 6 da manhã de hoje (10).

Dos Santos teria ido ligar a bomba de água e, segundo a perícia, provavelmente foi eletrocutado após tocar nos fios de alta tensão que estavam desencapados nas proximidades.

O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), estiveram no local e constataram o óbito. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Gurupi e deve ser liberado nas próximas horas.

A verdadeira causa da morte deve ser apontada nos laudos periciais. 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Homem é preso após fazer ameaça utilizando arma de fogo


(Foto: Jair Inocecio)
Por: Tiago Souza

José Rodrigues Júnior, 25 anos, foi preso pela Polícia Militar (PM) na noite deste domingo (8), depois de fazer ameaças à uma pessoa utilizando uma arma de fogo calibre 36, no setor Alvorada 1, em Gurupi.

Além da arma de fogo, também foram encontradas três facas, sendo que uma delas estava guardada em uma bolsa e as outras duas estavam na cintura de Júnior.


O autor deve responder por porte ilegal de arma de fogo e ameaça.


Piloto de helicóptero faz pouso de emergência em fazenda próxima a Gurupi

Peça quebra e helicóptero faz pouso forçado
(Foto: Tiago Souza)
Por: Tiago Souza


O incidente aconteceu na tarde ontem (8), próxima a uma fazenda localizada a 6km, na BR-374, que liga Gurupi ao município de Dueré, no sul do Estado.

Três pessoas estavam no helicóptero, que seguia viagem até a cidade de Araguaína. Depois de uma peça da aeronave danificar, o piloto precisou fazer um pouso de emergência no matagal.

Ninguém ficou ferido. O piloto não quis falar sobre o acidente, alegando que a companhia aérea não teria permitido que fosse concedida entrevista para nenhum meio de comunicação.

O Corpo de Bombeiros foi avisado sobre o incidente por funcionários do Aeroporto de Gurupi. Os três ocupantes do helicóptero foram levados até a cidade pelos bombeiros e seguiram viagem em seguida.

Acidente na "curva da morte" deixa duas vítimas fatais entre Gurupi e Cariri


Uma das vítimas era Paulo Sampaio
(Foto: Felismar Martins)
Por: Tiago Souza

Os irmãos Paulo Sampaio da Silva, 35 anos, e José Carlos Sampaio da Silva, 31, morreram em um acidente envolvendo uma motocicleta e um caminhão baú, na noite de ontem (8), no trecho conhecido como "curva da morte", divisa entre os municípios de Gurupi e Cariri, no sul do estado.

A moto que, segundo um familiar das vítimas, era conduzida por José Carlos, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com o caminhão. Os dois morreram na hora. 

(Foto: Jair Inocencio)
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a perícia, a moto estava em alta velocidade. O condutor do caminhão foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo. 

Os corpos das vítimas foram recolhidos e levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Gurupi e liberados aos familiares.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Desordem: Em dia movimentado, menores ateiam fogo em colchões e quase fogem do CEIP-Sul

Por: Tiago Souza

A situação no Centro de Internação Provisória (CEIP-Sul) está ficando cada vez mais sem controle. 

Somente ontem (5), foram registradas três ocorrências de incêndio dentro da unidade. O maior deles foi causado por um grupo formado por quatro maiores e um menor, que atearam fogo em vários colchões no corredor que dá acesso às celas, já no início da noite. Taygo Luiz de Souza, Antonio Vinicius Barbosa da Silva, Apolinario Tavares Lima, todos de 18 anos, e Luciano Barbosa Pereira, 19, foram detidos e encaminhados até a Delegacia Central de Flagrantes. O menor, que assumiu ter provocado o incêndio, também foi levado até a delegacia e, depois de ser ouvido, retornou ao CEIP.

Tentativa de fuga

Já no início da madrugada de hoje (6), foi registrada uma tentativa de fuga. Um grupo formado por cinco menores conseguiu abrir um buraco em uma das paredes da unidade. A ação foi interrompida por um policial militar que fazia a segurança do local no momento. Todos foram conduzidos até a delegacia e retornaram ao CEIP após serem ouvidos.

Na última segunda-feira (2), menores também atearam fogo em colchões do CEIP. A Polícia Militar (PM) acredita que os menores estejam tentando despistar uma nova tentativa de fuga, já que as festas de fim de ano estão próximas e 90% deles estarão no CEIP durante essas datas comemorativas.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cine na Rua e Miragem se unem e realizam sessão de cinema nesta quinta na Vila São José

Por: Philipe Ramos


O projeto “Cine na rua” em parceria com o MIRAGEM – Mostra de Cinema de Miracema do Tocantins – levará cinema para a comunidade do Setor Vila São José. Hoje, a partir das 19h, no Centro Comunitário da Vila São José serão exibidos curtas-metragens de classificação indicativa livre de cunho educativo e cultural.

O MIRAGEM é o maior festival cinematográfico do Tocantins e faz um tour por vários municípios do Estado. Nesse ano, o ponto exibidor em Gurupi será o “Cine na rua”, realizado pelo Coletivo Cultural Jaê, que vai para a sua terceira edição. Após a exibição, acontecerá uma roda de break dance, comandada pelos b-boys do grupo ADP Street.

Toda a programação ocorre na rua e gratuitamente. Além disso, será distribuída pipoca para as crianças.

Evento: Cine na rua e Miragem
Data: 05/12/2013
Horário: 19h
Local: Centro Comunitário da Vila São José
Apoio: Vereadora Marilis, Prefeitura de Gurupi, Secretaria Municipal de Cultura, 95 FM, TV Gurupi canal 8, TV Girassol canal 3 e IFTO.
Realização: Coletivo Cultural Jaê e Miragem

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Apesar de avanços na educação, Brasil ocupa baixa posição em ranking

(Foto: AFP)
Apesar de ter conseguido uma evolução significativa nos itens avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o Brasil ainda está nas posições mais baixas do ranking. Entre os 65 países comparados, o Brasil perdeu quatro posições com relação à última divulgação, em 2009, ocupando o 58º lugar no ranking geral. No entanto, desde 2003, o Brasil conseguiu os maiores ganhos no desempenho em matemática, saindo dos 356 pontos naquele ano e chegando aos 391 pontos em 2012, segundo os dados divulgados hoje (3).
A avaliação, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é aplicada a jovens de 15 anos a cada três anos. A pesquisa mede o desempenho dos estudantes em três áreas do conhecimento - leitura, matemática e ciências. 
Entre os pontos destacados em relação ao Brasil também está o aumento percentual de estudantes matriculados. De acordo com o estudo, em 2003, 65% dos jovens com 15 anos frequentavam a escola. Em 2012, o país conseguiu matricular 78% dos adolescentes nessa faixa etária.
"Não só a maioria dos estudantes brasileiros melhorou o desempenho, mas também o Brasil aumentou a taxa de matrículas nas escolas primárias e secundárias", informa o relatório. Segundo o texto, as taxas de escolaridade para jovens de 15 anos aumentaram de 65% em 2003 para 78% em 2012. "Muitos dos alunos que agora estão incluídos no sistema escolar vêm de comunidades rurais ou famílias socioeconomicamente desfavorecidas, de modo que a população de alunos que participaram na avaliação do Pisa 2012 é muito diferente da de 2003", destaca o documento.
Evolução do Brasil nas três áreas do conhecimento - leitura, matemática e ciências 
BRASILPISA 2000PISA 2003PISA 2006PISA 2009PISA 2012
Matemática334356370386391
Leitura396403393412410
Ciencias375390390405405
Média Geral368383384401402
Mesmo com a evolução dos alunos em relação à matemática, o Brasil ainda está abaixo da média da OCDE, ficando no patamar de países como a Albânia, Jordânia, Argentina e Tunísia. Comparando com a América Latina, o desempenho brasileiro está abaixo do Chile, México, Uruguai e da Costa Rica. Porém, o país se saiu melhor do que a Colômbia e o Peru. A pesquisa ressalta que metade dos ganhos obtidos pelo Brasil em matemática se deve ao desenvolvimento econômico, social e cultural dos estudantes.
Apesar dos avanços, o Pisa mostra que há desafios em relação ao aprendizado de matemática. Na área, são seis os níveis de proficiência, sendo que o sexto nível é atingido apenas por 4,2% dos estudantes dos países que participaram do exame. A média brasileira atinge apenas o nível 1. Em um gráfico mais detalhado é possível observar que pouco mais de 60% dos estudantes brasileiros que participaram do exame estão no nível 1 ou abaixo dele. Pouco mais de 20% atingiram o nível 2. A porcentagem de estudantes que atingiu os níveis de 3 a 6 não chega a 20%.
Em leitura, o Brasil subiu de 396 pontos em 2000 para 410 pontos em 2012, colocando o país no mesmo patamar da Colômbia, da Tunísia e do Uruguai, abaixo da média da OCDE. Na América Latina, os estudantes brasileiros tiveram performance inferior aos colegas chilenos, costa-riquenhos e mexicanos. Mas, se saíram melhor do que os argentinos e peruanos. O estudo atribui a evolução do Brasil nesse item somente aos avanços econômicos e sociais no período.
A pesquisa mostra que 49,2% dos estudantes brasileiros conseguem, no máximo entender, a ideia geral de um texto que trate de um tema familiar ou fazer uma conexão simples entre as informações lidas e o conhecimento cotidiano. Apenas um em cada duzentos alunos atinge o nível máximo de leitura. Ou seja, cerca 0,5% dos jovens são capazes de compreender um texto desconhecido tanto na forma quanto no conteúdo e fazer uma análise elaborada a respeito.
Em ciências, o desempenho brasileiro também ficou abaixo da média, no nível da Argentina, Colômbia, Jordânia e Tunísia. O Brasil ficou, nesse item, atrás do Chile, da Costa Rica, do Uruguai e do México, mas à frente do Peru. Desde 2006, a performance brasileira saiu dos 390 pontos e chegou aos 405 em 2012. O estudo mostra que cerca da metade dessa evolução deve ser atribuída a mudanças demográficas e socioeconômicas da população.
 (Terra)

Cientistas australianos desenvolvem pílula anticoncepcional para homens

(Getty Images)
Um grupo de cientistas australianos desenvolveu uma pílula anticoncepcional para homens que bloqueia o transporte de espermatozoides mas não afeta seu desenvolvimento, informou a imprensa local.
Seus criadores, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Melbourne, utilizaram ratos geneticamente modificados para testar este anticoncepcional que bloqueia duas proteínas que são essenciais para permitir que o espermatozoide se desloque através dos órgãos reprodutores masculinos.
De acordo com a emissora local "ABC", durante os testes científicos, os ratos que receberam o produto tiveram relações sexuais mas não ejacularam esperma. O chefe da pesquisa, Sab Ventura, afirmou que espera comercializar o anticoncepcional para homens, em forma de pílula que provavelmente terá que ser ingerida diariamente, em cerca de dez anos.
Se após tomar os anticoncepcionais um homem quiser ter filhos, terá apenas que deixar de ingerí-los. Este novo anticoncepcional "não deve criar nenhum efeito secundário a longo prazo se o usuário quiser ter filhos depois ou se quiser reverter" suas funções, explicou Ventura.
As tentativas anteriores de criar um anticoncepcional masculino estavam focadas em anular as funções do espermatozoide, o que gerou preocupações em relação a problemas de infertilidade.
(R7)

Menores ateiam fogo em colchões dentro do CEIP por ''diversão''

Por: Tiago Souza

Uma dupla de menores ateou fogo em alguns colchões dentro do Centro de Internação Provisória (CEIP-Sul), na tarde desta segunda-feira (02), em Gurupi, região sul do Estado.

Segundo a polícia, os menores, de 15 e 16 anos, não estavam reivindicando nada e poderiam ter cometido o crime apenas para chamar a atenção. Os policiais também acreditam que os menores estejam tentando despistar uma nova tentativa de fuga, já que as festas de fim de ano estão próximas e 90% deles estarão no CEIP durante as datas comemorativas.

Os dois foram encaminhados até a Delegacia Central de Flagrantes. Ao Gurupi Diário, um deles disse - em tom de irônia -  que estava querendo apenas ''aquecer o lugar''.

A dupla foi ouvida na delegacia e levada novamente ao CEIP.